VITELA DE LAFõES - IGP

Indicação Geográfica Protegida - IGP
Vitela de Lafões

Entende-se por Vitela de Lafões, as carcaças ou as peças embaladas e refrigeradas obtidas a partir de animais da raça Arouquesa, da raça Mirandesa ou dos seus cruzamentos. Podem beneficiar do uso da Indicação Geográfica as carcaças dos animais, ou as peças delas provenientes nas seguintes condições:

O uso da indicação geográfica «Vitela de Lafões» obriga a que a carne seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, a identificação dos animais, o saneamento e a assistência veterinária, o sistema de produção, a alimentação, as substâncias de uso interdito e as condições a observar no abate e conservação das carcaças.

Comercialmente, a “vitela” apresenta-se em carcaças ou em sacos ou recipientes plásticos dos quais conste a menção «Vitela de Lafões – Indicação Geográfica».

A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, onde deve constar as menções «Vitela de Lafões – Indicação Geográfica Protegida», para além da marca de certificação aposta pelo respectivo organismo privado de controlo e certificação.

Só podem beneficiar do uso da Indicação Geográfica, os produtores que sejam expressamente autorizados pelo Agrupamento de Produtores - C . A . V. – Cooperativa Agrícola de Vouzela, CRL, se comprometam a respeitar todas as disposições do caderno de especificações e se submetam ao controlo a realizar pelo Organismo Privado de Controlo – OPC, que é a ADR.L – Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões.

A Área Geográfica de Produção (nascimento, cria e abate dos animais) está circunscrita aos Concelhos de Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul e às Freguesias de Cedrim, Couto Esteves do Concelho de Sever do Vouga, às Freguesias de Bodiosa e Ribafeita do Concelho de Viseu, e às Freguesias de Alva e Gafanhão do Concelho de Castro Daire.

A área de implantação na Região Agrária do Centro é de 77 502 ha.

 

Agrupamento de Produtores

Cooperativa Três Serras de Lafões
Edifício Conde Ferreira
Apartado 3
3670 - 247 VOUZELA
Telf. +351 232 772 491
Fax:
Email: 3serras@gmail.com

 

OPC – Organismo Privado de Controlo e Certificação

SATIVA - Desenvolvimento Rural, Ld.ª
Rua Robalo Gouveia, N.º 1 - 1 A
1900 - 392 LISBOA
Tel: +351 217 991 100
Fax: +351 217 991 119
Email: sativa@sativa.pt

todos os produtos


mais informação