QUEIJO RABAçAL - DOP

Denominação de Origem Protegida - DOP
Queijo Rabaçal

O Queijo Rabaçal - é um queijo curado, de pasta semidura a dura, com poucos ou nenhuns olhos, pequenos e irregulares disseminados na massa, branca – mate, obtido por esgotamento lento da coalhada, após a coagulação da mistura de leites de ovelha e cabra, por acção do coalho animal, de fabrico artesanal.

Características do Queijo Rabaçal – DOP – é um queijo curado, de pasta semidura, com teor de humidade de 52 % a 60 %, referido ao queijo isento de matéria gorda, e com um teor mínimo de 45 %, referido ao resíduo seco.

  • A Forma – cilíndrica.
  • A Crosta – apresenta-se inteira, bem formada e sem revestimento exterior, lisa seca ou ligeiramente untuosa.
  • A Côr – branco – amarelada a amarelo palha, uniforme.
  • A Pasta – apresenta uma textura firme, provocando um som maciço à percussão, de aspecto fechada ou com pequenos olhos irregularmente distribuídos, de côr branca ou ligeiramente amarelada e uniforme.
  • Dimensões – apresenta um diâmetro de 10 a 20 cm e altura de 3, 3 cm a 4, 2 cm.
  • Peso – compreendido entre 0,3 Kg e 0,5 Kg.

O uso da Denominação de Origem “ Queijo Rabaçal ” obriga a que o queijo seja produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção do leite, sanidade animal, higiene da ordenha, conservação do leite e fabrico do produto, podendo ser utilizada apenas por produtores expressamente autorizados pela COPRORABAÇAL – Cooperativa dos Produtores do Queijo do Rabaçal, C. R. L., que se comprometam a respeitar todas as disposições constantes no Caderno de Especificações e se submetam ao controlo a realizar pelo Organismo Privado de Controlo e Certificação – CODIMACO - Certificação e Qualidade Lda.

Área Geográfica – o Queijo Rabaçal – DOP tem de ser produzido na região, cuja área de produção (produção do leite, fabrico e maturação do queijo)está circunscrita às Freguesias de Condeixa – a – Velha, Ega, Furadouro, Vila Seca e Zambujal do Concelho de Condeixa – a – Nova ; às Freguesias de Cumieira, Espinhal, Santa Eufémia e S. Miguel de Penela, Podentes e Rabaçal do Concelho de Penela; às Freguesias de Degracias, Pombalinho e Tapeus do Concelho de Soure; às Freguesias de Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Caminho, Maçãs de Dona Maria, Pelmá, Pussos (lugar de Loureira), Rego da Murta (lugar de Relvas e Ramalhal), do Concelho de Alvaiázere; às Freguesias de Alvorge, Ansião, Avelar, Chão de Couce, Lagarteira, Pousaflores, Santiago da Guarda e Torre de Vale Todos do Concelho de Ansião; às Freguesias de Abiul, Pelariga, Pombal, Redinha e Vila Chã do Concelho de Pombal.

A área de implantação na Região Agrária do Centro é de 87 856 ha.

Apresentação Comercial – os queijos apresentam-se no mercado inteiros, pré-embalados ou não. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigôr, mencionando também a Denominação de Origem. O rótulo deve apresentar-se com indicação da designação “Queijo Rabaçal “, o logotipo europeu da DOP, o nome e morada do produtor, a indicação do teor de matéria gorda ou respectivo intervalo, a data da durabilidade, a menção de conservar no frio, o peso, o lote, a menção dos ingredientes – fabricado com leite cru de ovelha e cabra, a marca da salubridade e a marca da certificação.

 

Agrupamento de Produtores

COPRORABAÇAL – Cooperativa de Produtores do Queijo do Rabaçal, CRL.
Santiago da Guarda
3 240 – 690 SANTIAGO DA GUARDA
Tel.: +351 236 679 011
Fax: +351 236 679 011

OPC - Organismo Privado de Controlo e Certificação

CODIMACO - Certificação e Qualidade Lda
Praceta das Eiras, n.º 1, 2.º Esq.
2550-106 CADAVAL
Tel.: +351 262 691 155
Fax: +351 262 695 095
Email: codimaco@codimaco.pt
Web: www.codimaco.pt

todos os produtos


mais informação