OVOS MOLES DE AVEIRO - IGp

Indicação Geográfica protegida - IGp
Ovos Moles de Aveiro

Entende-se por Ovos Moles de Aveiro , o produto obtido pela junção de gema de ovo cru a uma calda de açúcar, seguindo o modo de confecção tradicional.

A hóstia por vezes utilizada para acondicionar os Ovos Moles de Aveiro tem de ser fabricada unicamente a partir de farinha, água e gordura vegetal, segundo receita tradicional e respeitar os modelos e formatos previstos pelo caderno de especificações (peixes, navalheira ou lingueirão, mexilhão, conchas, búzios, barricas, bóia maritima ou garrafa, berbigões, barrica de aduela ou dorna, amêijoas, noz e castanha).

Características dos Ovos Moles de Aveiro – IGP - apresenta características físicas, químicas e microbiológicas para os Ovos Moles e físicas para as hóstias.

Características dos Ovos Moles:

Físicas:

  • Cor – homogénea, experimentando várias tonalidades entre o amarelo e o laranja;
  • Brilho – uniforme e não muito intenso;
  • Aroma - complexo (o aroma a gema de ovo evolui para um cheiro característico do qual fazem parte aromas tão diversificados como caramelo, canela e frutos secos, resultante das reacções químicas que ocorrem durante o cozimento entre o açúcar e os compostos existentes na gema do ovo );
  • Sabo r - doce, encontrando-se os sabores a gema de ovo e a açúcar modulados pelo cozimento;
  • Consistência - cremosa, embora consistente;
  • Textura - uniforme, sem grânulos de açúcar ou de gema de ovo. A presença de pequenos grânulos de açúcar é tolerável ao fim de alguns dias após o fabrico, uma vez que resulta da cristalização do produto.

Químicas :

Açúcar 41% +/- 5; Matéria Gorda 17% +/- 3; Água Total 29% +/- 3; Proteína Insolúvel 4,2% +/- 1, 1; Actividade de Água 0, 864 +/- 0, 026.

Não é tolerável a presença de amido, corantes ou conservantes .
Microbiológicas - Limites máximos de microorganismos admitidos nos Ovos Moles de Aveiro:

MICROORGANISMOS NÚMERO TOTAL DE COLÓNIAS
Mesófilos / gr de amostra 10 2
Bactérias Coliformes Ausentes em 0,1 gr.
Staphylococus Aureus Ausentes em 2 gr
E. Coli Ausentes em 1 gr
Salmonella Ausentes em 25 gr.
Bolores e Leveduras < 100 em 20 gr

 

Características físicas da hóstia:

  • Cor - homogénea, experimentando várias tonalidades entre o branco e o creme, opaca;
  • Brilho - baço;
  • Aroma - sem aroma ou com leve odor a farinha;
  • Sabor - a hóstia;
  • Consistência - plástica e quebradiça;
  • Textura - seca, lisa e uniforme.

O uso da Indicação Geográfica Protegida "Ovos Moles de Aveiro” fica reservado aos produtos que obedeçam às características e requisitos fixados no respectivo caderno de especificações , o qual inclui, designadamente, as condições de produção dos Ovos Moles, tendo em conta as condições específicas requeridas para as gemas de ovos, designadamente em termos de cor e grau de frescura, bem como as condições e as características edafoclimáticas requeridas para a preparação das hóstias e dos ovos moles, designadamente em termos de humidade e temperatura atmosférica, aliado ao saber fazer específico. Não é tolerável o uso de amidos, corantes e conservantes.

Esta designação só pode ser utilizada apenas por produtores expressamente autorizados pelo Agrupamento , Associação dos Produtores de Ovos Moles de Aveiro - APOMA , que se comprometam a respeitar todas as disposições constantes do respectivo Caderno de Especificações e se submetam ao controlo a realizar pelo Organismo Privado de Controlo e Certificação – SAGILAB - Laboratório de Análises Técnicas .

Apresentação Comercial - os "Ovos Moles de Aveiro - IGP" apresentam-se comercialmente acondicionados na origem ou em embalagens de cartão ou em atmosfera controlada, cujos modelos são aprovados pelo Agrupamento.

A apresentação comercial dos Ovos Moles de Aveiro a granel, com ou sem hóstia, só é autorizada nos estabelecimentos dos doceiros, sempre acompanhada de documentação atestando origem, lote e data de fabrico.

Os Ovos Moles de Aveiro têm de ser transportados, conservados e apresentados a temperaturas oscilando entre os 8.º C e os 25.º C, sendo nestas condições a sua duração normal de 15 dias.

Rotulagem - para além do cumprimento da legislação em vigor, quanto à rotulagem de géneros alimentícios, na rotulagem dos Ovos Moles de Aveiro consta obrigatóriamente as seguintes menções:

  • Ovos Moles de Aveiro - Indicação Geográfica;
  • Nome, firma ou denominação social e morada do produtor;
  • Marca de Certificação;
  • Logótipo Comunitário;
  • Logótipo dos Ovos Moles de Aveiro.

Na marca de certificação (sob a forma de etiqueta autocolante com holograma estampado) constam obrigatoriamente o nome do produto, o nome do Organismo Privado de Controlo e Certificação (OPC) e o n.º de série que permite rastrear o produto.

A denominação de venda - Ovos Moles de Aveiro - IGP - não pode ser acrescida de qualquer outra indicação ou menção, incluindo marcas de distribuidores ou outras.

Área Geográfica de Produção de Ovos – a área geográfica de produção dos ovos está circunscrita aos concelhos limítrofes da ria de Aveiro e Zonas Lagunares adjacentes e aos concelhos sitos no Médio Vouga. Esta área engloba os concelhos de:

Águeda, Albergaria - a - Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira de Frades, Ovar, São Pedro do Sul, Sever do Vouga, Tondela, Vagos e Vouzela.

A área de implantação na Região Agrária do Centro é de 257 445 ha.

Área Geográfica de Preparação e Acondicionamento - esta área está circunscrita aos concelhos limítrofes da ria de Aveiro e Zonas Lagunares adjacentes e engloba os seguintes concelhos:

Águeda, Albergaria - a- Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Ovar, Sever do Vouga, e Vagos.  

A área de implantação na Região Agrária do Centro é de 151 332 ha.

 

Agrupamento de Produtores

APOMA - Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro
Mercado Municipal Santiago
Rua de Ovar - Praceta de Ílhavo, N.º 106 - 1º AA, AB
3810 - 145 AVEIRO
Tel.:+351 234 428 829
Fax: +351 234 423 076
E-mail : apoma@sapo.pt

OPC - Organismo Privado de Controlo e Certificação

SATIVA - Desenvolvimento Rural, Ldª.
Rua Robalo Gouveia, n.º 1 - 1 A
1900 - 392 LISBOA
E-mail: sativa@sativa.pt
Tel.: +351 217 991 100
Fax: +351 217 991 119

todos os produtos


mais informação