MEL DA SERRA DA LOUSã – DOP

Denominação de Origem Protegida - DOP
Mel da Serra da Lousã

Entende-se por "Mel da Serra da Lousã" , o mel obtido por abelhas da espécie Apis Melífera Ibérica de nectários florais da flora espontânea regional.

Características do Mel da Serra da Lousã – DOP – apresenta características organolépticas e características físicas e químicas, específicas.

As organolépticas :

  • A Côr – âmbar ou âmbar escuro, quase negro;
  • O Cheirosui géneris;
  • O Sabor - forte, com alguma adstringência, devido ao néctar das urzes;
  • A Textura - média e cristalização regular.

As físicas e químicas :

Humidade <= 20% ; Sacarose <= 5%; Açúcares redutores >= 65%; Cinzas totais <= 0,1%; Acidez total <= 4 cm3 de solução IN / 100 g; Índice diastásico => 10; Hidroximetilfurfural <= 35 mg / Kg; Pólen característico da flora local.

O uso da Denominação de Origem “Mel da Serra da Lousã” fica reservado aos produtos que obedeçam às características e às disposições e regras estipuladas no respectivo caderno de especificações , o qual inclui, designadamente, as condições de produção do mel, a identificação dos colmeais, o saneamento e a assistência veterinária, as substâncias de uso interdito e as condições a observar na extracção, acondicionamento e conservação do mel.

Esta designação só pode ser utilizada apenas por produtores expressamente autorizados pelo Agrupamento LOUSAMEL – Cooperativa Agrícola dos Apicultores da Lousã e Concelhos Limítrofes, CRL., que se comprometam a respeitar todas as disposições constantes no Caderno de Especificações e se submetam ao controlo a realizar pelo Organismo Privado de Controlo e Certificação – SICÓ – QUALIDADE – Centro de Controlo e Certificação de Produtos Agro-Alimentares da Área da ADSICÓ .

Apresentação Comercial - o "Mel da Serra da Lousã - DOP" apresenta-se sob a forma de mel centrifugado, acondicionado em frascos de vidro de 500 g ou de 1 Kg, devidamente rotulado, sem prejuízo do disposto na legislação aplicável sobre rotulagem, dele deve constar as menções «Mel da Serra da Lousã - Denominação de Origem Protegida», para além da marca de certificação aposta pelo respectivo organismo privado de controlo e certificação (OPC).

Área Geográfica – a área geográfica de produção, extracção e acondicionamento está circunscrita aos concelhos de: Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Vila Nova de Poiares.

A área de implantação na Região Agrária do Centro é de 184 219 ha.

 

Agrupamento de Produtores

LOUSAMEL - Cooperativa Agrícola dos Apicultores da Lousã e Concelhos Limítrofes, CRL.
Zona Industrial dos Matinhos
3200 - 100 LOUSÃ
Tel.: +351 239 995 249
Fax: +351 239 995 249
E-mail : lousamel@lousamel.pt

OPC - Organismo Privado de Controlo e Certificação

SATIVA - Desenvolvimento Rural, Ldª.
Rua Robalo Gouveia, n.º 1 - 1 A
1900 - 392 LISBOA
E-mail: sativa@sativa.pt
Tel.: +351 217 991 100
Fax: +351 217 991 119

todos os produtos


mais informação